Num mundo em constante mutação, o plano de marketing com análise de cenários torna mais fácil tomar boas decisões. Provavelmente, o teu negócio nasceu de uma paixão e não és uma gestora de carreira. Se trabalhaste o suficiente para fazeres crescer o teu negócio, provavelmente não tiveste tempo para aprender gestão profissional. Acertei?

Portanto, és uma mulher de armas, capaz de transformar uma paixão num negócio rentável. Agora, precisas de continuar a fazer esse negócio crescer. A maioria das mulheres com quem trabalho, são maioritariamente emocionais. Ou seja: ligam-se aos produtos/serviços e aos Clientes. Mas não se ligam aos planos. Se és igual, este artigo é para ti.

O que é um plano de Marketing com Análise de Cenários?

Para podermos falar sobre este plano, precisamos de definir um plano de marketing. O plano de marketing é um projeto que define as ações necessárias para melhorar o desempenho do negócio a que respeitam. Pode dizer respeito a um produto, marca, serviço, linha de produtos… Pode ter aplicação mais longa no tempo ou mais curta. Não há regras fixas, mas sim aplicações mais testadas.

plano de marketing é um projeto que define as ações necessárias para melhorar o desempenho do negócio

O Plano de Marketing com análise de cenários tem como objetivo fazer esse mesmo plano optando por contemplar também possíveis influências externas. Não sei se já te cruzaste com a análise swot. Resumidamente, é uma análise que avalia factores internos (apenas dependem da empresa) e externos (que dependem também de factores impossíveis de controlar).

Para que é usado este Plano?

Assumimos que não controlamos tudo na nossa vida, quanto mais no nosso negócio, certo? Há o chamado "momentum" (estado emocional do Cliente) e mil outros factores. Num mundo cada vez mais global, um pequeno acontecimento da China pode ter efeitos preversos na nossa economia.

Antecipando alguns acontecimentos prováveis e podemos criar soluções possíveis para manter o desempenho. No fundo, é usado para termos sempre resposta pronta. Uma espécie de Plano B, sempre à mão.

O Plano de Marketing com análise de cenários é um plano alternativo?

Não. O plano de Marketing com análise de cenários é o plano A para cada cenário possível. Vou dar-te um exemplo recente de um Cliente:

Uma empresa de artigos para eventos com mais de 500 convidados cada, depende de embalagens de uma fábrica Chinesa. Há uns anos, houve o risco de surgirem problemas com os transportes e foi logo criado um plano para fazer frente a essa alteração. Não havendo aquelas embalagens, como podia o meu Cliente manter o ganhos? Procuraram-se fornecedores alternativos, que não fossem afectados por esse problema.

Foi mesmo necessário encontrar um packaging alternativo. Os custos com outro fornecedor seriam astronómicos. No final, acabou por não se verificar nenhum problema e tudo fluiu. Mas a Empresa não teria parado nem teria perdido dinheiro. Caso aquela situação surgisse realmente, aquele novo fornecedor era a única solução viável.

Escolhi este exemplo exatamente por ter sido inútil. Poderíamos pensar que tinha sido um desperdício. Quanto mais pequenos os negócios, mais suaves e simples são os planos. Quanto maiores são os negócios, mais complexos são os projectos. Se a situação se verificasse e não houvesse uma solução, poderia ter arruinado o crescimento desse ano… ou pior, até. Portanto, o plano de marketing com análise de cenários é um investimento num seguro.

Que negócios devem ter um plano de marketing com análise de cenários?

Essa pergunta tem rasteira? A partir do momento em que o plano de marketing com análise de cenários tem por base manter os negócios seguros, é essencial para todos. A partir do momento em que requer maioritariamente cultura geral e análise de informação da actualidade, é essencial.

Qualquer negócio que se preze é global. Compramos e vendemos produtos e serviços que de alguma forma se relacionam com vários países. Portanto, qualquer negócio pode sofrer as consequências de uma ausência deste tipo de planos.

O plano não tem é de ser algo super complexo e dramático! Pode até ser bastante simples e informal, quando o negócio for mais jovem/pequeno.

É muito complexo fazer este plano?

Nim! Na prática, todas nós já fazemos planos com análise de cenários. Por exemplo: "vou levar o casaco, para o caso de chover", "vou levar umas moedas para o paquímetro, caso o estacionamente seja pago", "vou mais cedo para ver se não está muita gente".

E provavelmente até já fazes estes planos sobre o teu negócio. A questão é que, provavelmente, estás a fazer de forma espontânea, o que não é suficiente. Tal como tudo na vida, devemos começar por fazer planos de negócio. Depois disso, planos de marketing e depois disso o tal plano de marketing com análise de cenários.

O que podes (e deves) desde já fazer, é criar planos que te ajudem a gerir o teu negócio mais eficazmente. Não imaginas o dinheiro que vejo os meus Clientes perderem, apenas porque não recolhem e analisam informação sobre o seu negócio…

Resumindo:

  • O Plano de Marketing com análise de cenários é otimo e absolutamente essencial para todos os negócios, sim
  • nem todos os negócios estão já na fase de poderem fazer um plano destes
  • o plano de marketing com análise de cenários tem uma densidade proporcional à dimensão do negócio
  • se não estás a planear o teu negócio, estás a perder dinheiro. Simples.

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